Vereador aponta necessidade de instalação de câmeras de monitoramento e segurança em creches e escolas públicas municipais

por Tarsila Rangel publicado 13/04/2023 18h20, última modificação 13/04/2023 18h20

Vereador Gil Magno

Creches e escolas públicas municipais de Petrópolis poderão ter câmeras de monitoramento e segurança, é o que prevê a indicação legislativa de autoria do vereador Gil Magno aprovada nesta quinta-feira (13), na Câmara Municipal. A proposta é mais uma alternativa que visa coibir qualquer ação violenta, tendo em vista as recentes notícias sobre supostos ataques e invasões às escolas.

O vereador explica que o objetivo é garantir a integridade e a segurança de alunos, professores e outros servidores de escolas públicas municipais. “O monitoramento por câmeras de vídeo é um instrumento eficaz e ferramenta de suma importância para o combate à violência e criminalidade. Além disso, significa não apenas um modo de desestimular ações violentas, que podem acontecer em pátios, corredores ou portões de entrada do colégio, mas também auxiliar na questão do bullying e na prevenção do aliciamento de nossos jovens para o uso ou envolvimento com as drogas”, justifica.

A instalação das câmeras poderá ser proporcional ao número de alunos e funcionários existentes na unidade escolar, bem como as suas características territoriais e dimensões, respeitando as normas técnicas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. De qualquer forma, cada unidade escolar deverá ter, no mínimo, duas câmeras de segurança que registrem permanentemente as suas áreas de acesso e principais instalações internas. O equipamento também deverá apresentar recurso de gravação de imagens.

A proposta aguarda análise do Poder Executivo.