Sistema Simplificado para emissão de certidões é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 03/11/2022 18h21, última modificação 03/11/2022 18h21
Sistema Simplificado para emissão de certidões é aprovado na Câmara

Vereador Octavio Sampaio é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou, em plenário, na última quinta-feira (27), o projeto de lei do vereador Octavio Sampaio (União Brasil) que institui o sistema simplificado de obtenção de certidões em Petrópolis. Segundo o texto aprovado, o município deverá emitir pela internet, gratuitamente, a certidão de inexistência de pendências municipais de qualquer natureza e também a certidão para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal, instituída pela Constituição Federal de 1988.

- Porém, as certidões só serão emitidas na forma simplificada prevista no meu projeto, se não houver pendências que impeçam a emissão. Caso exista alguma pendência, o requerente deverá realizar o procedimento comum de obtenção de certidões -, explica o vereador.

O projeto determina que a certidão de inexistência de pendências municipais certificará que o interessado não possui dívida tributária, ou de qualquer natureza, com o Município, e ainda não possui processo administrativo, preparatório ou judicial, em que seja réu, averiguado, investigado ou requerido em favor de interesse municipal.

A certidão também será emitida quando o município não souber se há procedimentos judiciais em andamento, quando o crédito tributário que embasa a dívida estiver suspenso, ou ainda, quando o processo administrativo estiver suspenso por ordem judicial.

O vereador lembra que o projeto estabelece que o cidadão sempre poderá encaminhar qualquer certidão, prevista no projeto, de forma eletrônica às autoridades municipais, cabendo a elas verificar a sua autenticidade. “A autenticidade e a validade das certidões podem e devem ser verificadas por qualquer interessado pela internet”, completa Octavio.

As certidões poderão ser requeridas pela internet e terão como prazo de entrega ao cidadão três dias úteis, com validade de seis meses. “Nosso objetivo é garantir a concretização do princípio constitucional da eficiência ao possibilitar ao cidadão petropolitano a rápida obtenção de certidões, de forma desburocratizada e digital, a fim de provar à Administração municipal a inexistência de qualquer pendência ou a defesa de direitos”, finaliza o autor da proposta.

O projeto foi aprovado em segunda discussão e segue para a avaliação do Executivo Municipal.