Sistema de Conscientização e Controle de Diabetes em crianças e adolescentes é aprovado na Câmara

por yasmim.grijo — publicado 08/12/2022 16h45, última modificação 08/12/2022 16h45

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (08), um Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Lessa (SD) que cria o Sistema de Conscientização e Controle de Diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas escolas da Rede Pública de Ensino de Petrópolis. O objetivo é conscientizar pais, responsáveis e alunos sobre a existência da diabetes em crianças e adolescentes, detectando possíveis alunos com sintomas da doença, orientando-os e encaminhando para atendimento médico, além de promover o acompanhamento e o controle da doença no período escolar.

O texto aprovado prevê que as escolas públicas municipais deverão apresentar aos responsáveis, no ato da matrícula, um formulário padrão, o qual deverá ser preenchido. Caso haja uma ou mais respostas positivas aos questionamentos, a escola orientará que o aluno seja dirigido para atendimento médico.
Para Marcelo Lessa, é necessário atuar em conjunto na compreensão e no controle do diabetes em crianças e adolescentes, além dos exames de glicemia e aplicação de insulina para proporcionar uma combinação de tratamento, nutrição e tratamento físico adequado. “Um questionário simples no momento do ato da matrícula ajudará a identificar o aluno que possa estar com a doença, orientando-o da maneira mais rápida ao tratamento específico”, justifica o vereador.

As escolas da rede pública municipal deverão manter em seus quadros de departamento médico, nos diferentes turnos letivos, pelo menos uma pessoa treinada para realizar o teste de glicemia capilar.
O projeto de lei aguarda análise da Prefeitura.