Semana Inglesa: Câmara aprova revogação de deliberação autorizativa de 1958 que hoje é inconstitucional

por Adriana Fradique publicado 22/06/2023 17h55, última modificação 23/06/2023 16h04

Vereador Octavio é o autor do projeto

A Câmara aprovou na última quarta-feira (21) projeto de lei que revoga uma deliberação de 1958 que dava ao Poder Executivo o poder de instituir a Semana Inglesa – comércio fechado às segundas-feiras de 8h30 às 13 horas – em Petrópolis. A iniciativa é do vereador Octavio Sampaio. O vereador explica que a revogação visa evitar confusões, já que não caberia ao Poder Executivo legislar sobre acordo trabalhista.

“A deliberação 990 de 1958 é inconstitucional, já que estamos falando de legislação trabalhista, a qual é de competência federal. Na verdade, ela nem mesmo cria a Semana Inglesa, apenas autoriza o Prefeito a criá-la. Essa revogação é um gesto que sinaliza a importância de levantarmos este debate a respeito da Semana Inglesa. De imediato, a revogação não muda nada na prática, pois atualmente quem determina o horário de trabalho são os acordos coletivos entre os sindicatos patronais e dos funcionários”, frisa o vereador Octavio.

A Comissão de Serviços Públicos da Câmara realizou uma audiência pública no dia 16 de junho para tratar da recuperação econômica da Rua Teresa e, na ocasião, o assunto foi debatido.  “Em tese a norma revogada não tem mais eficácia jurídica, mas ouvimos de muitos comerciantes que existiria uma lei municipal que tornaria obrigatória a Semana Inglesa, então, após pesquisa nos anais da Câmara Municipal constatamos que essa deliberação é a única norma existente sobre a matéria.  Dessa forma, esperamos sanar qualquer confusão ou ruído de informação que possa ser gerada pela existência dessa norma que, de fato, é inconstitucional”, finaliza Octavio.