Sancionada lei que tomba o “Circuito Automobilístico de Rua de Petrópolis"

por Adriana Fradique publicado 14/12/2023 16h19, última modificação 14/12/2023 16h19
Sancionada lei que tomba o “Circuito Automobilístico de Rua de Petrópolis"

Vereador Gil Magno é o autor da Lei

Foi sancionada pelo Executivo Municipal a Lei 8.665/2023, de autoria do vereador Gil Magno, que estabelece o tombamento do Circuito Automobilístico de Rua como patrimônio imaterial, histórico e cultural de Petrópolis. A ideia é resgatar a memória da cultura automobilística local, reconhecendo a relevância de nossa cidade que foi palco de momentos emblemáticos do automobilismo nas décadas de 50 e 60 do século passado.

De acordo com o texto da lei, o circuito abrange a Praça da Inconfidência, Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Avenida Tiradentes, Avenida Ipiranga, Rua Alberto Torres, Rua Floriano Peixoto e retornando à Praça da Inconfidência, perfazendo um total de 3,2 km de extensão.

O reconhecimento deverá impulsionar atividades culturais, eventos, investimentos e exposições com a expectativa de aumentar o turismo na região, atraindo visitantes interessados na riqueza cultural e histórica representada por este patrimônio. Gil Magno destaca a importância do reconhecimento e ressalta:

- Durante décadas, o Centro Histórico da cidade foi palco de corridas, impulsionando o desenvolvimento do automobilismo brasileiro e tornando Petrópolis um celeiro de grandes pilotos e equipes reconhecidas nacional e internacionalmente-, destaca Gil.