Projeto de Lei que renomeia Rodoviária de Petrópolis para Terminal Princesa Isabel é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 15/09/2022 17h30, última modificação 15/09/2022 17h37

Vereador Octavio Sampaio é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou um Projeto De Lei que renomeia a Rodoviária de Petrópolis, localizada no bairro do Bingen, como Terminal Rodoviário Princesa Isabel. A iniciativa é do Vereador Octavio Sampaio (União Brasil) e foi aprovada em plenário com nove votos. A proposta já foi encaminhada para análise do Poder Executivo e aguarda sanção para ser tornar lei.

Para o autor do projeto, Petrópolis está conectada ao legado e a história da família imperial no Brasil, sendo o turismo do município impulsionado por essa estreita relação. “Nada mais justo que os espaços públicos da cidade reflitam parte dessa história, homenageando indivíduos notáveis do período imperial”, justifica Octavio.

A Princesa Isabel serviu três vezes como regente do Império e em sua última regência assinou uma das leis mais importantes da história do Brasil, a Lei Áurea, responsável pela abolição da escravatura.

Entre os registros da princesa por Petrópolis, Octavio Sampaio destaca um evento ocorrido no Palácio de Cristal, na Páscoa de 1886, no qual a Princesa Isabel e seu marido o Conde D’Eu promoveram uma “festa da liberdade” e entregaram 503 cartas de alforria aos últimos escravos da Cidade Imperial, marcando a extinção da escravidão em Petrópolis.

Hoje, Petrópolis abriga o maior acervo do período imperial, que tem como destaque a Pena Dourada usada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888 para assinar a Lei Áurea, bem como tem diversos monumentos históricos tombados pelo IPHAN, dentre eles, a Casa da Princesa Isabel.

- A ligação da Princesa com a Cidade Imperial é parte integrante de nossa história e merece reconhecimento. Acho justo homenagear a Princesa atribuindo a uma das principais portas de entrada de turistas deste município seu nome. A identificação de nossa cidade com a família real tem o potencial de reforçar o turismo de Petrópolis e homenagear uma das grandes mulheres da história brasileira -, finaliza o vereador.