Projeto de Lei propõe Campanha de Segurança Digital nas Escolas de Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 16/04/2024 15h04, última modificação 16/04/2024 15h04
Projeto de Lei propõe Campanha de Segurança Digital nas Escolas de Petrópolis

Vereador Junior Coruja é o autor do projeto

O presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja apresentou nesta terça-feira (16), um projeto de lei que visa instituir a Campanha de Segurança Digital nas escolas do município de Petrópolis. A proposta tem como objetivo principal conscientizar os estudantes sobre os riscos e desafios presentes no mundo digital, além de promover uma abordagem crítica e responsável no uso das tecnologias.

Segundo o texto do projeto, a coordenação da campanha ficará a cargo da Secretaria de Educação, e entre os principais objetivos estão: exame minucioso do impacto da tecnologia nas atividades cotidiana, aprendizado do conceito de cibercidadania, conscientização sobre os riscos presentes nos ambientes digitais, conscientização sobre os riscos à saúde física e psicológica e também sobre os cuidados com equipamentos eletrônicos e programas de computadores.

Para alcançar esses objetivos, o projeto enfatiza a importância da interdisciplinaridade, transversalidade e contextualização nas aulas, garantindo que os temas relacionados à segurança digital sejam discutidos de forma abrangente e integrada ao currículo escolar.

Na justificativa do projeto, o vereador destaca a necessidade de preparar os jovens para um mundo cada vez mais digitalizado, onde a segurança online se torna uma preocupação essencial. Ele ressalta os desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes, que estão cada vez mais imersos no mundo digital, e a importância de conscientizá-los sobre os perigos da superexposição e do uso irresponsável das tecnologias.

Com a aprovação deste projeto de lei, espera-se que as escolas de Petrópolis estejam mais preparadas para orientar e proteger os estudantes em um ambiente digital em constante evolução, afirma o vereador.