Projeto de Lei "Mulher, Sua Saúde, Seus Direitos" é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 22/03/2022 18h23, última modificação 22/03/2022 18h23
Projeto de Lei "Mulher, Sua Saúde, Seus Direitos" é aprovado na Câmara

Vereador Mauro Peralta é o autor do projeto

Petrópolis terá um programa municipal para difundir informações importantes sobre a saúde da mulher nas diferentes etapas de sua vida e conscientizá-la sobre seus direitos enquanto cidadã e trabalhadora. O programa “Mulher, sua saúde, seus direitos”, está previsto em Projeto de Lei do vereador Dr. Mauro Peralta (PRTB) aprovado na Câmara Municipal nesta terça-feira (22), em segunda discussão.

“Nossa ideia é que o município reúna em um único programa os diferentes serviços voltados à mulher. Muitos já existem, mas as informações são descentralizadas, o que dificulta o acesso de muitas delas às informações corretar para que possam chegar ao atendimento. O município poderá reunir os dados em uma cartilha do programa e promover seminários, cursos e palestras, por exemplo”, detalhou o vereador, que é médico e vê de perto estas dificuldades.

Entre as informações que deverão ser reunidas estão a relação dos postos de atendimento e assistência a gestantes; de laboratórios para realização de exames de sangue, urina e exames de imagem, relação dos postos de assistência e informações relativas à concepção, anticoncepção; exames, e orientações sobre prevenção e detecção do câncer de colo de útero, câncer de mama e DST/Aids; e atendimento à vítimas de violência, entre outros.

- A medida vai auxiliar a assistência à mulher, na atenção primária no SUS e em áreas afins, se consolidando como referência de qualidade e primeira escolha de atendimento da população -, frisou o vereador Dr. Mauro Peralta.

O Projeto de Lei será, agora, encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

LUIZ AUGUSTO RODRIGUES DE ANDRADE
LUIZ AUGUSTO RODRIGUES DE ANDRADE disse:
07/12/2022 16h01
gostaria de ver o projeto na integra, pois trabalho de assessor parlamentar e gostaria de sugerir um projeto para o nosso município com os mesmos objetivos
Comentários foram desativados.