Projeto de Lei institui o “Agosto Laranja” para conscientização sobre a Esclerose Múltipla

por Diogo Ferreira da Costa publicado 13/08/2025 15h40, última modificação 13/08/2025 15h40

Foi aprovado nesta terça-feira (12) o Projeto de Lei de autoria do vereador Marquinhos Almeida que institui oficialmente no calendário oficial do município, o Mês “Agosto Laranja”, dedicado à conscientização e prevenção da Esclerose Múltipla. A iniciativa, que segue diretriz já adotada nacionalmente, busca ampliar o conhecimento da população sobre a doença e estimular ações educativas.

Segundo o vereador, durante todo o mês de agosto, prédios públicos poderão ser iluminados com luzes na cor laranja símbolo da campanha e serão promovidas palestras, eventos e atividades em instituições de saúde públicas, conveniadas e privadas. Também estão previstas campanhas de mídia e distribuição de materiais informativos.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença inflamatória, crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso central. Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), estima-se que existam cerca de 40 mil casos no Brasil, sendo a maioria em mulheres jovens, entre 18 e 30 anos. Apesar de rara, a doença pode causar sintomas que afetam a qualidade de vida, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado ajudam a controlar sua evolução.

O tratamento da EM inclui medicamentos disponíveis também no Sistema Único de Saúde (SUS) e terapias complementares, como fisioterapia, terapia ocupacional, exercícios físicos e alimentação equilibrada.