Projeto de Lei insere a Caminhada contra as Intolerâncias e o Racismo Religioso no calendário oficial do município
A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei de autoria da vereadora Professora Lívia que inclui, oficialmente, a Caminhada contra as Intolerâncias e o Racismo Religioso no calendário oficial de eventos do município.
Organizada pelo Coletivo do Povo do Santo, a Caminhada passa a ser realizada anualmente em data a ser definida pelo próprio coletivo, em conjunto com a Prefeitura Municipal, respeitando as normas legais vigentes. O evento tem como propósito central promover a conscientização da população sobre a importância do respeito às diferentes expressões religiosas e culturais, combater o racismo religioso e valorizar as tradições afro-ameríndias presentes em Petrópolis.
“Este projeto é um marco no enfrentamento às intolerâncias e à discriminação religiosa. Ao incluir essa Caminhada no calendário oficial, o município reconhece e apoia uma luta histórica travada por diversas comunidades tradicionais de matriz africana e indígena, que seguem sendo alvo de preconceito e violência”, destacou a vereadora Professora Lívia.
De acordo com o projeto, a Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura e demais secretarias envolvidas, será responsável por apoiar a realização da Caminhada, oferecendo infraestrutura adequada e promovendo a divulgação do evento, de modo a incentivar a ampla participação da população.
Agora cabe ao Poder Executivo analisar e sancionar o Projeto de Lei.