Projeto de Lei aprovado inclui fisioterapia nas emergências da cidade

por Adriana Fradique publicado 16/04/2021 17h55, última modificação 16/04/2021 17h55
Projeto de Lei aprovado inclui fisioterapia nas emergências da cidade

Vereador Marcelo Lessa (SD)

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, na última quarta-feira (14), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Lessa (Solidariedade), que cria Unidades de Pronta Resposta de Urgência em Fisioterapia (UPRUF), como serviços essenciais às Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e Unidades de Emergência (UEs).

O projeto tem como objetivo a assistência imediata aos pacientes que necessitem, com a presença do fisioterapeuta 24 horas, todos os dias da semana. “O acesso a esse serviço é direito de todos e dever do estado, já que é um atendimento imprescindível ao sistema de atenção à saúde”, afirma Lessa.

Serão beneficiados pacientes com quadro agudo de dor ou afecções cardiorrespiratórias agudas ou agudizadas, solucionáveis por meio de fisioterapia manual e métodos e técnicas com uso de instrumento fisioterapêutico.

Agora, o projeto aguarda a sanção do prefeito interino Hingo Hammes.