Projeto de Lei aprovado cria Campanha de Conscientização e Combate ao Capacistismo

por Adriana Fradique publicado 13/04/2022 17h17, última modificação 13/04/2022 17h17

Vereador Dr. Mauro Peralta é o autor do projeto de lei

Petrópolis pode ter em seu calendário oficial de eventos a campanha de conscientização e combate ao capacitismo. A proposta, prevista em Projeto de Lei do vereador Dr. Mauro Peralta já aprovado em 1ª e 2ª discussão na Câmara Municipal, é que a ação seja realizada sempre no mês de setembro, na semana do dia 21, quando é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

O vereador lembra que é preciso adotar mecanismos para acabar com o preconceito em todas as áreas. “O capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência. A crença do capacitismo é alimentada toda vez que se limita a crer que a deficiência é um empecilho determinante para a independência, realização de tarefas cotidianas, inserção no mercado de trabalho, formação de uma família, por exemplo. Este comportamento contraria o princípio da equidade e resulta em atos de discriminação, opressão ou abuso da pessoa com deficiência. É preciso combater o capacitismo, reconhecendo as qualidades e competências individuais das pessoas com deficiência”, frisou Peralta.

A proposta é que, durante a campanha, sejam promovidos seminários, palestras, reuniões, fóruns e debates sobre o tema. “Precisamos mostrar que as deficiências não são um problema e não precisam ser superadas. O que precisa ser superado e vencido são as barreiras que as impedem de exercer autonomia na sociedade, como a falta de acessibilidade e o preconceito”, finalizou o vereador.

O Projeto de Lei, agora, será encaminhado ao Poder Executivo para sanção.