Projeto de Desenvolvimento Sustentável é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 16/09/2021 14h37, última modificação 16/09/2021 14h37
Projeto de Desenvolvimento Sustentável é aprovado na Câmara

Vereador Marcelo Lessa (SD) é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou, em primeira e segunda discussões, o Projeto de Lei “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, de autoria do vereador Marcelo Lessa (Solidariedade). O objetivo é estimular o município a adotar medidas que incentivem a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental.

De acordo com a proposta, a intenção é promover a participação popular no desenvolvimento sustentável da cidade. Para cada registro de nascimento de criança na Rede Pública de Saúde do Município sugerimos que seja feito o plantio de uma muda de árvore ornamental ou frutífera em local apropriado. “O projeto se faz importante, pois sabemos da eficiência da climatização natural do espaço urbano e da sua importância no controle das erosões, no regime de chuvas, no controle das águas subterrâneas e superficiais. Somado a isto, temos ainda os efeitos da perda de cobertura vegetal nas áreas urbanas, fato que desencadeia prejuízos no controle climático, absorção de águas pluviais e amortecimento de ondas sonoras”, explica Lessa.

O Projeto prevê, ainda, que as famílias participantes recebam o certificado “Criança Amiga da Natureza”, onde constará a data de nascimento da criança e a data do plantio da árvore com o nome da espécie vegetal.

A iniciativa privada e entidades poderão participar em parceria com o Poder Público ou fazer a doação das mudas de árvores. “É uma medida simples que busca chamar a atenção para problemas relacionados ao meio ambiente, um despertar da consciência ecológica”, finaliza o vereador.

O Projeto de Lei será analisado pelo Executivo Municipal.