Projeto aprovado na Câmara Municipal prevê semana de prevenção ao alcoolismo entre mulheres

por Tarsila Rangel publicado 17/04/2024 17h49, última modificação 17/04/2024 17h49

Vereadora Gilda Beatriz

Petrópolis pode ter uma "Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo Entre Mulheres". O Projeto de Lei, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, foi aprovado em sessão plenária desta quarta-feira (17). O evento, acontecerá, anualmente, na terceira semana do mês de fevereiro.

De acordo com o texto do PL, o objetivo é promover um conjunto de normas e ações que contribuam para a redução do consumo de bebida alcoólica no público feminino, buscando inibir o consumo abusivo que, entre outras consequências, pode causar graves riscos à saúde.

Durante o evento poderão ser realizados eventos e atividades como palestras e seminários, além de distribuição de material informativo para distribuição em locais próximos a boates, bares, restaurantes, danceterias, clubes e similares. O projeto prevê ainda o encaminhamento de pessoas que queiram se submeter ao tratamento contra o vício, aos órgãos competentes, indicados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para a autora do PL, é visível e preocupante o crescimento de consumo de bebidas alcoólicas entre as mulheres de diversas faixas etárias, segundo apontam diversas pesquisas recentes.

"É importante ressaltar que, apesar da crescente preocupação com o consumo excessivo de álcool pelas mulheres, - questão até pouco tempo negligenciada e até silenciada socialmente - , há poucas políticas de acolhimento específicas para esse público", aponta Gilda.