Programa Terceira Idade é sancionado em Petrópolis e busca apoiar e incentivar pessoas idosas no mercado de trabalho

por Adriana Fradique publicado 14/10/2022 17h28, última modificação 14/10/2022 17h28

Vereador Junior Coruja (PSD) é o autor da lei

Petrópolis terá o projeto “Programa Terceira Idade” com o objetivo de incentivar e inserir pessoas idosas no mercado de trabalho. A proposta, de autoria do vereador Júnior Coruja, está prevista na Lei nº 8.425, publicada no Diário Oficial do Município em 7 de outubro de 2022.

A lei determina  o fornecimento de cursos de capacitação e reciclagem profissional para idosos, a criação de um cadastro único para intermediar estes trabalhadores e vagas no mercado de trabalho, o registro de idosos que exerçam atividade autônoma e o incentivo ao trabalho voluntário.

- A ideia é realizar campanhas informativas e de conscientização, visando a redução do preconceito com a idade para contratação, e estimular o convívio de pessoas idosas em sociedade, através da promoção de eventos de integração, a fim de minimizar o isolamento social -, explica o vereador Júnior Coruja.

De acordo com a Lei, o poder público poderá celebrar convênios, acordo de cooperação e protocolos de intenções com organizações da sociedade civil, instituições de ensinos nacionais e internacionais, públicas ou privadas, empresas e entidades do serviço social autônomo.

- Infelizmente, muito preconceito e desinformação ainda permeiam a contratação e o mantimento desses profissionais no mercado de trabalho. Some-se a isso a falta de assistência e de suporte para qualificar pessoas idosas frente às novas tecnologias, o que acaba por deixar uma enorme parcela da população à margem das cadeias produtivas, apesar da sua valorosa experiência e capacidade. Tenho a certeza do quanto é valido e positivo a reintrodução da terceira idade no mercado de trabalho -, finaliza o vereador.