Programa de Defesa Pessoal para Mulheres é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 08/12/2023 16h01, última modificação 08/12/2023 16h01
Programa de Defesa Pessoal para Mulheres é aprovado na Câmara

Vereador Gil Magno é o autor do projeto

A Câmara aprovou na sessão desta quinta-feira (07) a criação do Programa de Defesa Pessoal para Mulheres em Petrópolis, destinado a apresentar às mulheres práticas e técnicas de inteligência emocional e autodefesa. A iniciativa é do vereador Gil Magno.

Gil Magno destaca que cidade de Petrópolis possui índices preocupantes acerca da violência doméstica e familiar contra mulher, tornando necessário ampliar a proteção dessas vítimas, além de outras mulheres que podem vir a sofrer outros tipos de assédios e risco, através da preparação para autodefesa e o desenvolvimento da inteligência emocional necessária para aplicação destas técnicas quando necessário.

-A ideia é que o Programa conte com lições sobre inteligência emocional e dinâmicas de grupo, com acompanhamento de psicólogos. Falar sobre ansiedade, mecanismos de defesa da mente e repressão de emoções, visto que de nada adiantará o conhecimento das técnicas de lutas se o emocional estiver abalado. O autocontrole é fundamental nos casos de risco e violência-, explica Gil Magno.

As aulas deverão ser ministradas por membros habilitados e especializados em treinamentos dessa natureza da Policia Civil, Militar, Guarda Municipal, ou membro de qualquer outro órgão que integre a segurança pública que reúna os requisitos necessários para ministrar as aulas ou ainda professores de educação física com especialização em defesa pessoal ou profissionais de artes marciais com curso técnico em defesa pessoal reconhecido e comprovado.

O projeto aprovado segue para avaliação do Poder Executivo.