Programa Banca do Esporte propõe arrecadação de materiais esportivos para projetos sociais

por Diogo Ferreira da Costa publicado 26/08/2025 17h20, última modificação 26/08/2025 17h21

Foi aprovado nesta terça-feira (26) o projeto de lei de autoria do vereador Carlos Alberto, que institui o Programa Banca do Esporte, iniciativa que tem como objetivo arrecadar calçados adequados à prática de atividade física e materiais esportivos para posterior doação a projetos sociais do município.

De acordo com a proposta, o programa será desenvolvido por meio de campanhas, eventos comunitários e mobilizações sociais para incentivar a população a doar tênis e equipamentos esportivos em bom estado de conservação. Os itens arrecadados serão destinados a projetos cadastrados junto ao município, que ficará responsável pela organização e distribuição.

Entre os materiais que poderão ser doados estão: bolas, chuteiras, meias, cordas de pular, roupas esportivas, óculos e toucas de natação, skates, raquetes, capacetes, luvas, cotoveleiras e caneleiras, entre outros.

O vereador destaca que a iniciativa tem dois pilares: promover a prática esportiva com segurança e inclusão social, e estimular a solidariedade entre os moradores de Petrópolis.

“Sabemos que muitas pessoas não dispõem de calçados e materiais adequados para praticar atividades físicas. O programa busca suprir essa necessidade, ao mesmo tempo em que fortalece a rede de projetos sociais e amplia o acesso ao esporte, que é um importante instrumento de saúde, educação e cidadania”, ressaltou o vereador.

O projeto segue agora para análise do Poder Executivo, que poderá sancionar a proposta.