Programa “adote uma família carente” é aprovado na Câmara

por yasmim.grijo — publicado 18/08/2022 15h09, última modificação 18/08/2022 15h09

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (17), um Projeto de Lei de autoria do vereador Gil Magno que sugere a criação do Programa “Adote uma Família Carente”. A proposta visa realizar ações de cidadania, como a doação de cestas básicas de alimentos, a fim de combater a fome e a miséria.
De acordo com o texto aprovado, o projeto tem como objetivo alcançar pessoas em situação de insegurança alimentar e promover a Justiça Social através da solidariedade entre os cidadãos. “Ainda vivemos um pós-pandemia – e principalmente um pós-tragédia – em que diversas famílias se encontram passando necessidade. Portanto, a doação de cestas básicas, ou outros itens, com certeza será bem vindo”, explica o vereador.
A ideia é que o sistema de doação seja mensal, monitorado pela Secretaria de Assistência Social e distribua cestas básicas com produtos dentro do prazo de validade. “A criação do Programa ‘Adote uma Família Carente’ envolve a sociedade como um todo e ameniza a fome de muitas pessoas em situação de risco social. Podemos destacar também que este trabalho faz parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos, desde 1948, onde afirma que os direitos são iguais para todos”, finaliza Gil Magno.
Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas mostra que o número de brasileiros que vivem na pobreza quase triplicou durante a pandemia da Covid-19. O número de pessoas necessitadas saltou de 9,5 milhões em agosto de 2020 para mais de 27 milhões em fevereiro de 2021, justificando a necessidade do Projeto.
O PL segue para sanção do Executivo.