Presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Câmara quer que município garanta recursos para criação de abrigo para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica

por yasmim.grijo — publicado 27/12/2022 16h07, última modificação 27/12/2022 16h07

Presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Câmara Municipal, a vereadora Gilda Beatriz está defendendo mudança na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 de forma a garantir R$ 500 mil para a criação de um abrigo municipal para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. A proposta visa assegurar atendimento mais rápido a essas mulheres, que, muitas vezes, sem ter para onde ir, acabam permanecendo dentro da casa com o agressor.

Ao defender a emenda modificativa à LOA, a vereadora Gilda Beatriz lembrou que, hoje, mulheres vítimas de violência que precisam de abrigo não têm outra opção a não ser sair do município. “Estamos falando de sucessivas violências. Para tentar sair do ciclo de violência doméstica, essa mulher acaba tendo que abrir mão da própria vida. Muitas vezes, tem que deixar sua casa, família, amigos, trabalho. O abrigo municipal de acolhimento especial e temporário permitiria esse atendimento dentro da própria cidade. Isso representa, para ela, um cuidado importante”, lembrou.

O abrigo receberia as mulheres mediante cadastramento, com ocorrência registrada nos órgãos policiais. A ação facilitaria a atuação conjunta dos diferentes órgãos para o pleno atendimento e acompanhamento desta vítima de violência.