Presidente da Câmara sugere, junto de outros vereadores, busca ativa nas escolas para vacinação contra a poliomielite

por juliana.fernandes — publicado 16/09/2022 10h35, última modificação 16/09/2022 10h35

A Indicação é do vereador Hingo Hammes, com co-autoria de outros cinco parlamentares.

O presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes, está pedindo, junto dos vereadores Fred Procópio, Domingos Protetor, Júnior Coruja, Junior Paixão e Yuri Moura, que o governo municipal faça busca ativa nas escolas da rede municipal em busca de alunos ainda não vacinados contra a poliomielite. A proposta, feita por meio de Indicação Legislativa (4946/2022) aprovada nesta quinta-feira na Câmara Municipal (15), também pede a checagem da caderneta em relação a outras vacinas do calendário nacional. A medida visa garantir que a cidade amplie a cobertura vacinal, que está bem abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O autor da proposta lembra que a vacinação contra a pólio é importante para evitar a reintrodução do vírus da doença no Brasil - a doença está erradicada no país desde 1994. “Ao longo dos anos estamos registrando uma redução significativa na cobertura vacinal, o que aumenta a probabilidade de ressurgimento dos casos. É uma realidade nacional que preocupa. É importante lembrarmos que a poliomielite é evitável e, para que nos mantenhamos protegidos contra a doença, precisamos de adesão da população às campanhas de vacinação”, destacou Hingo Hammes.

A baixa adesão da população à campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação levou o Ministério da Saúde a estender a campanha até 30 de setembro. Além da vacina contra a pólio, as equipes oferecem para as crianças as vacinas de Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Já para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre Amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

A proposta é que a busca ativa por alunos não vacinados seja feita em parceria pelas equipes de Educação e Saúde, com o apoio das equipes gestores, que poderão, previamente, levantar, em suas unidades de ensino, a situação vacinal de seus estudantes, para que o trabalho de imunização possa ser agendado de maneira segura e organizada, com comunicação às famílias.

A Indicação, agora, segue para o Executivo.