Presidente da Câmara indica convênio unindo CPTrans, Guarda Civil, PM e Detro para fiscalização de transporte clandestino

por juliana.fernandes — publicado 15/02/2023 07h35, última modificação 15/02/2023 07h38

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Júnior Coruja está encaminhando ao Poder Executivo indicação legislativa (0967/2023) aprovada nesta terça-feira (14) em sessão plenária solicitando ao governo municipal a assinatura de convênio envolvendo a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) para fiscalização de transporte clandestino de passageiros dentro do município. O convênio é necessário para a atuação conjunta dos órgãos, em função das atribuições legais de cada um.

Júnior Coruja explica que o transporte irregular de passageiros vem causando transtornos a profissionais que atuam legalmente no município. “O transporte clandestino representa risco aos passageiros. São pessoas que atuam sem qualquer mecanismo de controle e que geram prejuízos àqueles que cumprem suas obrigações legais, sejam eles taxistas ou motoristas de aplicativos. É preciso um esforço conjunto para coibir essa atuação, que é tão danosa para a cidade”, detalhou.

Taxistas têm denunciado o aumento do transporte irregular de passageiros. “É preciso fiscalizar e punir, de maneira a desestimular a atuação clandestina e mostrar os prejuízos que isso pode trazer”, frisou o vereador.

A indicação, agora, será encaminhada ao Poder Executivo.