Presidente da Câmara defende implantação de terapias integrativas no Sistema de Saúde Municipal

por yasmim.grijo — publicado 20/04/2023 16h08, última modificação 20/04/2023 16h08

Indicação Legislativa do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, aprovada nesta quarta-feira (19) em sessão plenária, pode garantir a implantação de terapias integrativas no sistema municipal de saúde. O objetivo é permitir o acesso da população a opções de prevenção, habilitação ou reabilitação da saúde por meio de técnicas eficientes, simples e baratas, como acupuntura, massoterapia (massagens), fitoterapia (tratamentos com plantas), terapia floral, hidroterapia, geoterapia (terapia com terra, argila, barro), quiropraxia (tratamento natural para ajustamento vertebral), dentre outras.

“O conceito de saúde tem se transformado nos últimos anos, transitando de um modelo curativo para um modelo assistencial preventivo. As terapias integrativas fazem parte deste modelo, trazendo procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que têm como objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção do bem estar e da melhor qualidade de vida”, explicou o vereador Júnior Coruja, lembrando a intenção não é substituir a medicina convencional, mas sim proporcionar ao usuário do SUS na cidade um tratamento conjunto.

O presidente da Câmara Municipal menciona ainda que as terapias integrativas são comumente indicadas, mas hoje estão, em sua maioria, disponíveis apenas a quem tem possibilidade de custear o tratamento. “Oferecer essas terapias gratuitamente, pelo sistema público municipal, vai colocar Petrópolis um passo à frente de outros municípios. Estamos falando de um trabalho que visa garantir mais saúde e qualidade de vida à nossa população”, finalizou.

A Indicação Legislativa, agora, será encaminhada ao Poder Executivo.