Presidente da Câmara assina termo de cooperação técnica com o Serratec para avanços tecnológicos e de inovação

por juliana.fernandes — publicado 19/09/2023 16h54, última modificação 19/09/2023 16h54

O presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, deu na manhã desta terça-feira (19) um importante passo para a modernização da gestão da Câmara Municipal: assinou um inédito termo de cooperação técnica com o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana para avanços tecnológicos e inovação, voltados ao aprimoramento da administração e dos mecanismos de controle do Legislativo. A união da Câmara e do polo local de tecnologia, além de garantir melhorias no funcionamento da Casa, também estimula o desenvolvimento econômico da cidade, na medida em que aproveita soluções apresentadas por profissionais da própria cidade.

A assinatura do termo de cooperação técnica reuniu o presidente do Serratec, Gustavo Braz, e diretores da Câmara e do parque tecnológico. “A modernização dos sistemas vai fazer com que a Câmara dê um grande salto de qualidade nos serviços, em ação que tira o Legislativo do atraso. Estamos falando de mais conforto, agilidade e eficácia no trabalho dos servidores, com benefícios diretos à população”, explicou Júnior Coruja, lembrando que vinha trabalhando desde o início do ano, quando assumiu a presidência da Casa, para tornar a parceria com o Serratec realidade.

O presidente do Legislativo apontou que a Câmara vai passar por uma reestruturação tecnológica, que vai contribuir para a melhor organização dos dados. “Os dados que chegam de diversas fontes e em grande quantidade poderão ser centralizados em um único local, facilitando buscas e processos”, detalhou.

Outro ponto positivo da parceria é a possibilidade de fomentar a economia e gerar empregos, como explica o presidente do Serratec, Gustavo Braz. “É mais do que uma parceria. É um marco para a cidade. Com este termo de cooperação, a Câmara está fortalecendo o Serratec e estimulando a geração de negócios na cidade. Também vai reforçar os programas de capacitação como a nossa residência em TIC, por exemplo", disse, em referência à residência em Tecnologia da Informação.

Gerente executiva do Serratec, Thais Ferreira, mencionou, em conversa que antecedeu a assinatura do termo, que os alunos da residência em TIC podem inclusive ser aproveitados para a implementação dos sistemas na Câmara.

Participaram da reunião, representando a Câmara Municipal de Petrópolis o presidente, vereador Júnior Coruja, e o diretor administrativo, Rodrigo Camilo Ribeiro. Pelo Serratec estiveram presentes o diretor-presidente, Gustavo Braz, os diretores executivos Guilherme Alves e Marcelo Carius e a gerente executiva, Thais Ferreira.