Petrópolis terá projeto que visa a interação dos idosos com os jovens para fins educacionais culturais e sociais nas escolas

por juliana.fernandes — publicado 29/09/2023 08h29, última modificação 29/09/2023 08h29

Foi promulgada a Lei nº 8.598/2023, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, que abre caminho que para que os ensinamentos e a experiência dos nossos avós possam ser levados para dentro das escolas, em iniciativa inédita na cidade. O Projeto, intitulado “Meus avós sabem tudo”, tem como objetivo valorizar os idosos e proporcionar a eles a oportunidade de troca com crianças e adolescentes, abrindo espaço para que transmitam seus conhecimentos e habilidades a grupos dentro das unidades de ensino em ações e projetos de cunho educacional e social.

A lei prevê benefícios tanto para idosos quanto para a comunidade escolar. “A interação entre crianças e adolescentes com os idosos sem dúvida será benéfica para ambos os lados. Estamos falando de troca de conhecimento, mas também de atenção, de conversa, de afeto”, frisa o autor da lei, vereador Júnior Coruja, explicando que essa aproximação pode ser feita por meio de oficinas ou de outras atividades extracurriculares, a serem organizadas pelas unidades de ensino.

A ideia é que os idosos voluntários sejam cadastrados e passem por processo de seleção, trabalho que deverá contar com a participação de representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Uma vez selecionados, os idosos serão capacitados para que possam atuar dentro das escolas no projeto.

Júnior Coruja lembra que os participantes receberão diploma de honra em agradecimento aos serviços prestados em prol da comunidade e, em caso de hipossuficiência financeira, poderão ter acesso a bolsa auxílio.