Petrópolis terá programa para identificação e incentivo a atletas da rede municipal de ensino

por juliana.fernandes — publicado 16/11/2023 14h45, última modificação 16/11/2023 14h45

Lei de autoria do vereador Marcelo Lessa sancionada na última semana cria em Petrópolis um programa para identificação e incentivo a atletas da rede municipal de ensino. O Programa Pequenos Atletas busca reconhecer crianças com habilidades esportivas através de ações e parcerias entre a administração municipal, clubes esportivos e outras instituições privadas, possibilitando aos alunos de escolas municipais a demonstração de suas habilidades para eventuais patrocínios em competições.

O objetivo é estimular a prática esportiva, com todas as transformações que as atividades podem gerar na vida das crianças. “O desenvolvimento humano é uma busca que deve ocorrer desde os primeiros anos de vida, e o esporte é forte aliado neste objetivo, pois proporciona o desenvolvimento de potencialidades e habilidades. Práticas esportivas, além do bem-estar para o corpo, levam à socialização e ao olhar coletivo para pequenas e grandes conquistas”, comenta Lessa.

A proposta indica que o Executivo Municipal promova competições esportivas nas escolas da rede municipal de educação com o objetivo de reconhecer crianças com habilidades esportivas. As que forem selecionadas para as competições poderão receber incentivos por meio de programas sociais e parcerias com a iniciativa privada.

“O programa pode, ainda, ser explorado de maneira interdisciplinar. Quando falamos de esporte, estamos falando de atividade física, mas também de cuidados com a alimentação, respeito, postura e reconhecimento do próprio corpo”, finaliza o vereador.