Petrópolis terá Programa Municipal de incentivo à doação de medula óssea e de sangue do cordão umbilical e placentário

por yasmim.grijo — publicado 14/03/2023 16h11, última modificação 14/03/2023 16h11

Petrópolis terá um programa municipal específico de incentivo à doação de medula óssea e de sangue do cordão umbilical e placentário. A iniciativa, do vereador Dr. Mauro Peralta, foi apresentada como Projeto de Lei, aprovado em 2ª discussão na sessão da última quinta-feira (9) na Câmara Municipal. O objetivo é estimular a doação voluntária, ampliando as possibilidades de localização de doadores compatíveis.

Dr. Mauro Peralta, que é médico, lembrou que o trabalho contínuo de sensibilização e conscientização sobre transplantes e doação, tanto para a população quanto para profissionais da saúde e identificação de doadores, pode ser decisivo para que as ações sejam bem sucedidas. "Quanto mais as pessoas discutirem e entenderem sobre o assunto, melhor. É isso que fará diferença", destacou ele, que contou com a colaboração da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), para a elaboração do Projeto de Lei.

O projeto aprovado na Câmara Municipal de Petrópolis prevê trabalho permanente para manter o cadastro dos doadores atualizado e estímulo à criação de pontos fixos e móveis de coleta de sangue para fins de tipagem e cadastro de doadores voluntários de medula óssea. O vereador também propõe a criação do Disque Promedula, para que as pessoas tenham acesso a informações sobre o tema.

Dr. Mauro Peralta explica que, hoje, a chance de um paciente encontrar um doador compatível no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), registro público existente no país há 12 anos, pode chegar a um para 100 mil cadastrados, em doador não aparentado (não consanguíneo). "Com mais doadores cadastrados seria possível diminuir essa relação", explica.

Atualmente, os aproximadamente 80 mil doadores cadastrados no Redome, são insuficientes para atender à demanda brasileira. Por isso, o Brasil recorre à busca internacional de doadores.