Petrópolis terá nova atração em seu roteiro turístico: o polo gastronômico do Valparaíso

por juliana.fernandes — publicado 11/10/2022 11h37, última modificação 11/10/2022 11h37

O Projeto de Lei é do vereador Yuri Moura.

Petrópolis vai ganhar, oficialmente, uma nova atração no já reconhecido roteiro turístico e gastronômico da região: o polo gastronômico do Valparaíso. A área, que concentra ao menos 16 opções gastronômicas – a maior do primeiro distrito – será reconhecida por lei, em iniciativa do vereador Yuri Moura. O Projeto de Lei, aprovado na última semana em 2ª discussão na Câmara Municipal, agora será encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

Para o vereador Yuri Moura, que é membro da Comissão de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e propositor da iniciativa Recupera Petrópolis, o reconhecimento do polo gastronômico por meio de lei abre caminho para ações do poder público visando a implementação e o desenvolvimento da atração.

“Com este reconhecimento, o polo passa a ser, oficialmente, opção no roteiro turístico da cidade. Isso traz uma série de questões que levaremos à Prefeitura, incluindo a necessidade de uma melhor organização do trânsito, com melhorias na sinalização, e reforço na demarcação de vagas de estacionamento, de maneira organizada”, explica Yuri Moura.

O empresário Henrique Molter destaca a importância da iniciativa. “O Valparaíso Gourmet começou com a união de empresários da Rua Gonçalves Dias. Agora, a aprovação deste projeto representa, para nós, um passo maior. É o reconhecimento público do nosso trabalho. É um voto de confiança. Este é um compromisso com o desenvolvimento sustentável da região, do fomento à economia e à geração de empregos”, detalha.

O Poder Executivo poderá editar os atos necessários à regulamentação da lei.