Petrópolis pode ter programa voltado à saúde e aos direitos da mulher

por juliana.fernandes — publicado 10/03/2022 08h20, última modificação 10/03/2022 08h20
Petrópolis pode ter programa voltado à saúde e aos direitos da mulher

O projeto é do vereador Mauro Peralta

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (9) em primeira discussão Projeto de Lei do vereador Mauro Peralta (PRTB) que propõe a criação do Programa “Mulher, sua saúde, seus direitos” no sistema municipal de saúde. O objetivo é difundir informações importantes para a saúde da mulher nas diferentes etapas de sua vida e conscientizá-la sobre seus direitos enquanto cidadã e trabalhadora.

“Nossa ideia é que o município reúna em um único programa os diferentes serviços voltados à mulher. Muitos já existem, mas as informações são descentralizadas, o que dificulta o acesso de muitas delas às informações corretar para que possam chegar ao atendimento. O município poderá reunir os dados em uma cartilha do programa e promover seminários, cursos e palestras, por exemplo”, detalhou o vereador, que é médico e vê de perto estas dificuldades.

Entre as informações que deverão ser reunidas estão a relação dos postos de atendimento e assistência a gestantes; de laboratórios para realização de exames de sangue, urina e exames de imagem, relação dos postos de assistência e informações relativas à concepção, anticoncepção; exames, e orientações sobre prevenção e detecção do câncer de colo de útero, câncer de mama e DST/Aids; e atendimento à vítimas de violência, entre outros.

“A medida vai auxiliar a assistência à mulher, na atenção primária no SUS e em áreas afins, se consolidando como referência de qualidade e primeira escolha de atendimento da população”, frisou o vereador Mauro Peralta.

O projeto ainda passará por segunda discussão na Câmara e, uma vez aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo.