Petrópolis pode ter Programa Municipal de Optometria contra a cegueira evitável

por juliana.fernandes — publicado 13/12/2022 19h31, última modificação 13/12/2022 19h31

Petrópolis pode ter um programa municipal de visão solidária, buscando estimular medidas para prevenir transtornos visuais e oculares e evitar a cegueira. A optometria contra a cegueira evitável é um projeto de lei de autoria do vereador Gil Magno, aprovado hoje (13) na Câmara Municipal, que busca garantir o diagnóstico em tempo hábil e diminuir a probabilidade de a pessoa perder a visão. A ideia é que o programa reúna profissionais especializados para prestar atendimento de forma voluntária a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente aqueles que estão há mais de três meses na fila de espera por um exame visual.

O vereador Gil Magno explica que o programa vem preencher uma lacuna que existe no SUS, garantindo a redução da fila e assegurando ao paciente a possibilidade de evitar problemas visuais. “Uma pessoa que está na fila de espera pode estar acometida de um problema sério mas, por não sentir dor, não se preocupa e a situação acaba se agravando”, detalha o parlamentar, frisando que isso pode acarretar sequelas irreversíveis que o cidadão levará para o resto da vida.

Estimativa da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira aponta que, apenas no Brasil, cerca de 26 mil crianças cegas por doenças oculares poderiam ter uma realidade diferente se tivessem sido diagnosticadas e tratadas precocemente.

O projeto, aprovado já em segunda discussão, será encaminhado, agora, ao Poder Executivo.