Para garantir cumprimento de prazos e evitar prejuízos à cidade, Câmara vota em regime de urgência o Plano Diretor de Turismo

por juliana.fernandes — publicado 29/03/2023 09h35, última modificação 29/03/2023 09h32
Comissão Especial criada na Câmara fará reunião na próxima quinta-feira com representantes do segmento para discutir o documento

A Câmara votou nesta terça-feira (28), Projeto de Lei que institui o Plano Diretor de Turismo de Petrópolis para os anos de 2023 a 2030. O documento define os projetos e as ações que deverão ser executados pelos órgãos públicos e entidades do setor turístico da cidade para os próximos oito anos.
O projeto foi votado em regime de urgência para garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo Governo Federal para cadastramento do Plano Diretor e evitar prejuízos à cidade, mas os vereadores anteciparam que não vão abrir mão da discussão sobre a pauta.

Na próxima quinta-feira (30/03), a Comissão Especial - composta pelos vereadores Gil Magno (presidente), Fred Procópio (relator), Júlia Casamasso, Hingo Hammes e Marcelo Chitão - fará uma reunião na Câmara, às 16h, para discutir o documento com representantes do trade turístico. As propostas apresentadas neste encontro serão reunidas a outras, a serem encaminhadas após análise dos parlamentares.

"Acompanhei o processo de construção desse plano, construído com a participação de todo o segmento do turismo. É um plano importante para nossa cidade", explica Gil Magno, que ouviu de vários parlamentares sobre a vontade de contribuir com o plano.

Para a reunião desta quinta-feira serão convidados representantes do trade turístico. “Deverão ser convidados sindicatos de bares, restaurantes, hoteis, guias, o Conselho de Turismo, entre outros agentes, para mais uma rodada de discussão”, disse Fred Procópio, que completou: “é nossa obrigação abrir esta Casa para debater esses projetos tão importantes”.

O projeto conta com um anexo de 340 páginas, produzido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (FAPUR) que fez um inventário completo da oferta turística de Petrópolis, analisou a demanda turística da cidade e ainda trouxe um plano de ação para os próximos oito anos do turismo na cidade.