Nova lei cria Semana de Conscientização, Prevenção e Orientação sobre a Artrite Reumatoide

por juliana.fernandes — publicado 31/10/2023 15h34, última modificação 31/10/2023 15h34

A Semana de Conscientização, Prevenção e Orientação sobre a Artrite Reumatoide, antigo desejo de pacientes e também de especialistas na área, vai virar realidade. A Lei nº 8.614/2023, de autoria do vereador Dr. Mauro Peralta, já foi sancionada, garantindo que o evento, que deverá ser realizado anualmente na semana do dia 12 de outubro (Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatoide), passe a integrar o calendário oficial da cidade.

Dr. Mauro Peralta, que trabalhou em alinhamento com o Grupo de Pacientes Artríticos de Petrópolis (Gruparj), entidade sem fins lucrativos que atende mais de 800 pacientes, explica que os objetivos são chamar a atenção para a doença e promover os direitos dos pacientes na sociedade. “Estamos falando de uma doença autoimune que ainda é pouco conhecida da população. A informação é aliada para o correto diagnóstico”, lembrou.

Na artrite reumatoide, o próprio sistema imunológico ataca o tecido de revestimento das articulações, causando inflamação crônica nelas. Afeta principalmente as articulações, mas também pode causar inflamação de órgãos como os pulmões, olhos, pele e coração.

Os sinais e sintomas podem variar de um paciente para outro e até num mesmo indivíduo através do tempo. Podemos destacar além da dor e inchaço bilateral nas articulações, cansaço, mal-estar, perda de peso, falta de apetite, rigidez articular pela manhã, dormência, febre ligeira e dores no peito.

“Não existe cura para a artrite reumatoide, mas o tratamento certo pode parar a progressão da doença e amenizar ou até eliminar os sintomas”, explicou o parlamentar, lembrando que os medicamentos biológicos comumente utilizados hoje no tratamento contribuem significativamente para esses avanços.