Mulheres que realizaram mastectomia poderão ter direito à fisioterapia na rede pública em Petrópolis

por juliana.fernandes — publicado 27/10/2022 20h15, última modificação 27/10/2022 20h15

O projeto é da vereadora Gilda Beatriz.

As mulheres que realizaram mastectomia, cirurgia para retirada das mamas, poderão ter direito à realização de fisioterapia de reabilitação nas unidades públicas de saúde do município de Petrópolis. É o que determina o projeto de lei 8.158/21, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, nesta quinta-feira (27). A proposta visa a prevenção e à redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico.

De acordo com a vereadora, caso a lei seja aprovada, o direito se aplicará a todas as mulheres que comprovarem ter se submetido à cirurgia de mastectomia em unidade pública de saúde, com ou sem esvaziamento axilar. O pós-operatório da mastectomia é marcado pela limitação de movimentos nos braços e o encurtamento de musculatura. Neste tratamento, a fisioterapia será utilizada para reabilitação, resultando em ganhos de movimentação e prevenção de aderências e disfunções.

“A fisioterapia para pacientes em tratamento de câncer de mama ajuda na recuperação e na prevenção de complicações da doença, podendo ser usada nas diferentes etapas do tratamento de câncer”, ressalta Gilda Beatriz.

Segundo ela, a Prefeitura poderá firmar parcerias e convênios com instituições para garantir que as pacientes em tratamento de câncer de mama sejam submetidas a essas sessões de fisioterapia desde o início do tratamento até o pós-operatório. “Esse fator vai colaborar muito com a melhoria da qualidade de vida destas petropolitanas", completa a vereadora.

A fisioterapia de reabilitação será realizada de acordo com o quadro clínico de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde definir que técnica de intervenção terapêutica será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas.