Leis instituem o "Dia do Forró" e tornam o ritmo Patrimônio Imaterial de Petrópolis

por juliana.fernandes — publicado 13/10/2023 18h26, última modificação 13/10/2023 18h26

Duas leis de autoria da vereadora Júlia Casamasso (Coletiva Feminista Popular), promulgadas pela Câmara Municipal na última quarta-feira, 11 de outubro, destacam o forró em Petrópolis. A Lei 8.606 cria no município o "Dia Municipal do Forró", a ser celebrado anualmente no primeiro sábado do mês de junho. Já a Lei 8.607 declara o forró Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial no município de Petrópolis.

De acordo com a vereadora, as leis são resultado de movimentos populares ligados à cultura na cidade, como um abaixo-assinado que obteve mais de 800 assinaturas. Em Petrópolis, o ritmo se consolidou na última década e se tornou um principais segmentos artísticos, responsável por movimentar e fomentar a cultura popular petropolitana.

"Bandas como a Tribo de Gonzaga ajudaram a disseminar o ritmo em nossa cidade, conquistando não apenas aqueles já interessados pela cultura nordestina, mas também as novas gerações", ressaltou a vereadora, lembrando que o forró já é reconhecido como Patrimônio Imaterial Nacional e Estadual, sendo um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros.

"Agradeço o apoio recebido e por poder, através do nosso mandato, atender a uma demanda de grande importância para cultural popular", finalizou Júlia.