Julho Laranja: Petrópolis terá campanha de incentivo aos cuidados com a saúde bucal e acompanhamento odontológico em crianças

por juliana.fernandes — publicado 14/11/2023 16h05, última modificação 14/11/2023 16h05

Projeto de Lei do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, aprovado nesta terça-feira (14) em 1ª discussão na Câmara, institui em Petrópolis a campanha Julho Laranja, voltada ao incentivo dos cuidados com a saúde bucal e acompanhamento odontológico de crianças. A iniciativa visa sensibilizar pais e responsáveis para que estimulem a adoção de hábitos saudáveis desde o nascimento, assim como a visita regular ao dentista, a fim de prevenir as anormalidades dentofaciais, tratando os problemas precocemente, em caso de necessidade.

O vereador explica que, durante a campanha, o poder público deverá promover palestras, debates e exposições, além de garantir a divulgação do tema por meio de materiais publicitários. “É essencial chamarmos atenção para os benefícios de uma saúde bucal adequada desde os primeiros anos de vida. Estamos falando da promoção da saúde integral das crianças e dos adolescentes”, frisou Júnior Coruja, lembrando que o município poderá firmar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas para o cumprimento do objetivo da lei.

“É um trabalho que tende a beneficiar as crianças já a partir da primeira infância, já que os pais e responsáveis serão despertados para a importância do desenvolvimento de hábitos de saúde bucal mesmo nos bebês. Muitas pessoas acham que não é necessário ter estes cuidados com os bebês e só se preocupam a partir do primeiro dentinho, mas isso é um erro. É essencial fazer higiene bucal dos bebês! O aleitamento materno e a introdução de alimentação balanceada e nutritiva, além da ingestão de água na idade certa, são importantes neste processo”, lembrou o parlamentar.

O Projeto de Lei ainda será votado em 2ª discussão na Câmara Municipal e, uma vez aprovado, será encaminhado ao Executivo.