Julho Amarelo é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 05/10/2022 12h12, última modificação 05/10/2022 12h12
Julho Amarelo é aprovado na Câmara

Vereador Eduardo do Blog (REP) é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou na sessão plenária desta terça-feira (04) a inclusão, no calendário oficial de eventos de Petrópolis, da campanha “Julho Amarelo”, que deverá ser realizada anualmente, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer nos ossos e destacar a importância do diagnóstico precoce para um tratamento eficaz e assertivo. A iniciativa é do vereador Eduardo do Blog (REP).

- Queremos que o mês de julho seja o momento de debates sobre câncer nos ossos nos postos de saúde, clínicas em geral, hospitais e na secretaria de saúde -, explica o vereador. A Campanha “Julho Amarelo” terá como símbolo um pequeno laço amarelo disposto sobre um fundo branco e deverá usar cartazes e panfletos para alertar e esclarecer a população a respeito da doença.

De acordo com o projeto, o Instituto Nacional do Câncer – INCA informa que o câncer é uma das principais causas de morte do mundo e segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde - OMS, a doença já é a primeira ou segunda causa de morte antes dos 70 anos em 112 dos 183 países da ONU, ocupando ainda o terceiro ou quarto lugar em mais de 23 países.

O projeto segue para a análise do Poder Executivo.