Indicação propõe cooperação com a AgeRio para apoiar empresários locais

por Diogo Ferreira da Costa publicado 05/02/2026 10h07, última modificação 05/02/2026 10h07

A Indicação Legislativa, de autoria do vereador Wesley Barreto, que solicita ao Poder Executivo a elaboração de um Projeto de Lei para autorizar a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a AgeRio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro) foi aprovada nessa quarta-feira (04) na Câmara.

A proposta tem como objetivo mapear os estabelecimentos do município de acordo com suas demandas e vulnerabilidades, além de facilitar o acesso dos empresários locais a informações sobre políticas de crédito e socorro financeiro. A iniciativa busca fortalecer micro, pequenas e médias empresas, consideradas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

De acordo com a indicação, o Termo de Cooperação deverá prever o levantamento de dados cadastrais e indicadores de vulnerabilidade, o compartilhamento de estudos socioeconômicos e a identificação de áreas e setores prioritários para apoio financeiro. Também estão previstas ações de divulgação, orientação e capacitação, como workshops e consultorias, para informar os empresários sobre as linhas de crédito oferecidas pela AgeRio.

O vereador Wesley Barreto destaca que a parceria permitirá um uso mais eficiente das políticas de fomento, reduzindo prazos, evitando sobreposição de programas e ampliando o alcance das operações de crédito e socorro financeiro. Segundo ele, a iniciativa é estratégica para apoiar setores mais afetados por crises econômicas, como turismo, cultura e pequenas indústrias.

Agora a indicação segue para análise do poder executivo municipal.