Indicação de Padaria Escola em Petrópolis é aprovada

por Adriana Fradique publicado 28/04/2022 15h30, última modificação 28/04/2022 15h32
Indicação de Padaria Escola em Petrópolis é aprovada

Vereadores Eduardo do Blog, Gil Magno e Ronaldo Ramos são autores do projeto

A Câmara aprovou na tarde desta quarta-feira (27) uma indicação legislativa que pede a criação do programa Padaria Escola em Petrópolis. A iniciativa é dos vereadores Eduardo do Blog (REP), Gil Magno (DC) e Ronaldo Ramos (PSB) e tem como objetivo capacitar jovens com noções de padaria, confeitaria, higiene e limpeza, criando assim, uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida de jovens, gerando renda e também despertando interesse por uma nova formação profissional.

- Não somente trabalhar no negócio de terceiros, esses jovens poderão também estabelecer o seu próprio negócio, sobretudo pelo momento de crise econômica que assola milhares de famílias, em razão da escassez de trabalho após o início da Pandemia da Covid-19 -, destaca vereador Eduardo do Blog.

O Programa Padaria Escola é um programa profissionalizante na área da panificação de cunho sócio-educativo, que deverá capacitar profissionalmente jovens de 16 a 21 anos, que pertençam a famílias de baixa renda cadastradas na Secretaria de Assistência Social. Critérios como situação de risco social e a quantidade de membros na família também serão levados em consideração na escolha dos futuros alunos.

- A proposta aprovada sugere que as aulas tenham a duração de dez meses, com jornada de 20 horas semanais, sendo compatíveis com os horários escolares dos jovens, além de uma bolsa-auxílio de aprendizagem, estimada em meio salário mínimo. Ao final do curso, o aluno deverá receber um certificado de conclusão do curso -, explica um dos autores, vereador Gil Magno.

Além do conhecimento adquirido pelos jovens, “a produção de alimentos oriunda do Programa Padaria Escola poderá servir de suporte alimentar para as famílias dos alunos e demais famílias cadastradas junto a Secretaria de Assistência Social”, destaca o vereador Ronaldo Ramos.

O projeto segue para análise do Executivo Municipal.