Imagens de câmeras de segurança privadas serão integradas ao sistema de monitoramento municipal

por juliana.fernandes — publicado 24/10/2023 16h55, última modificação 24/10/2023 17h00

O trabalho de monitoramento por câmeras utilizado pelas forças de segurança de Petrópolis terá um reforço importante: Projeto de Lei do vereador Hingo Hammes aprovado em primeira e segunda discussão na Câmara Municipal nesta terça-feira (24) prevê o compartilhamento das imagens de sistemas de vigilância privados com o governo municipal. O objetivo é ampliar o alcance do trabalho e permitir maior agilidade e melhor efetividade nas ações.

Hoje, o Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP) tem 56 câmeras instaladas em 46 locais diferentes em toda cidade. Os aparelhos têm tecnologia para filmagem em alta definição, com alcance de 1 km de distância e em 360°.  “A inclusão de imagens captadas por sistemas privados vai ampliar o alcance deste trabalho e garantir maior agilidade às equipes. Estamos falando de uma rede que já existe e que apenas precisa ser integrada”, explica o parlamentar, lembrando que os registros do CIMOP são muito utilizados em investigações policiais.

A integração no sistema público de monitoramento será feita a partir de autorização expressa do proprietário do imóvel ou da empresa de segurança. “Hoje, quando há uma ocorrência, as forças de segurança contam com os registros do CIMOP e também buscam imagens de câmeras particulares. Como estas câmeras não estão integradas, há, no entanto, um tempo maior de resposta, em função da necessidade de captação deste material. Isso inclusive aconteceu recentemente. A integração vai tornar todo o sistema mais eficaz, garantindo respostas mais rápidas”, frisa o vereador.

O projeto, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.