Hospitais e maternidades poderão contar com intérprete de Libras

por Tarsila Rangel publicado 25/01/2024 17h44, última modificação 25/01/2024 17h44
Hospitais e maternidades poderão contar com intérprete de Libras

Vereadora Júlia Casamasso

Foi aprovado em segunda discussão na Câmara Municipal, durante sessão ordinária realizada na quarta-feira (24), um Projeto de Lei da vereadora Júlia Casamasso representante da Coletiva Feminista Popular, que estabelece o direito à presença de um intérprete da língua brasileira de sinais - Libras para acompanhar consultas de pré natal, trabalhos de partos e consultas de puérperas, gestantes e parturientes com deficiência auditiva.

A vereadora ressalta que mulheres portadoras de deficiência auditiva estão mais vulneráveis à violência masculina e obstétrica por conta da não fluência de familiares e dos profissionais da saúde na língua de sinais, além da própria limitação das políticas públicas na questão da inclusão da comunidade surda. Atualmente, maternidades, centros de saúde e hospitais não contam com a presença de um servidor intérprete, o que dificulta e vulnerabiliza os atendimentos.

“A garantia de um atendimento adequado e humanizado para as mulheres mães com deficiência passam pela compreensão particular de sua realidade e necessidade. Esse projeto de lei garante além do acesso, a segurança dessas mulheres. A implementação desta lei traz para o município de Petrópolis o direito a uma comunicação adequada, e que inclua as mulheres”, disse Júlia.

O Projeto de Lei segue agora para a sanção do Executivo.