Estudantes participam da 35ª edição do Projeto Câmara Mirim

por Tarsila Rangel publicado 12/12/2023 18h21, última modificação 12/12/2023 18h21

Na tarde desta terça-feira (12), a Câmara Municipal recebeu 15 alunos de diferentes unidades da rede municipal de ensino de Petrópolis para a 35ª edição do Projeto Câmara Mirim. A iniciativa busca aproximar a população do Poder Legislativo, oferecendo aos estudantes a oportunidade de vivenciarem um dia como vereadores.

O setor de Projetos Especiais da Câmara recebeu 152 redações de 24 escolas, que foram selecionadas para definir os estudantes que participariam da segunda etapa do projeto, atuando, durante um dia, como vereadores mirins. Ao todo, 15 alunos estiveram presentes e foram recepcionados pelos vereadores Domingos Protetor, Dr. Mauro Peralta, Eduardo do Blog, Gil Magno, Hingo Hammes e Júlia Casamasso. Os estudantes participaram de uma sessão plenária, com eleição da Mesa Diretora, posse, confirmação de presença, além de apresentação, defesa e votação de suas indicações.

Fizeram parte da Mesa Diretora, Sophia Duarte Pessanha, como Presidente, Sophia Cristine Germano dos Santos, 1ª Vice-Presidente, Rayan Guilherme Farlei de Souza, 2° Vice-Presidente, Maria Júlia Braga Souza, 1ª Secretária e Julia Alves Cordeiro, como 2ª Secretária.

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Júnior Coruja destacou a importância da iniciativa. "O Câmara Mirim aproxima o Legislativo da população por meio das crianças e adolescentes, que, nas escolas, em casa e em suas comunidades servem de multiplicadores do conhecimento. É uma troca importante e necessária, que conscientiza sobre o papel de cada um na sociedade e estimula a formação cidadã", lembrou.

A vereadora Júlia Casamasso ressaltou a importância da participação das crianças. “Fazer política não é apenas votar de dois em dois anos, mas sim a participação ativa e cotidiana da população. A Câmara está aberta para receber demandas e ajudar os petropolitanos a cobrar e fazer a diferença como cidadãos”, afirma.

“Nós vivemos a política no dia a dia, por isso é tão importante que os alunos, desde pequenos, consigam olhar para sua comunidade e perceber o que ela necessita. Também é muito bonito ver que dos 15 alunos, 13 são meninas. Espero que, no futuro, a Casa tenha mais vereadoras fazendo políticas públicas para as mulheres e que todos os estudantes continuem se aprimorando e estudando. Estão no caminho certo”, aconselha Domingos Protetor.

Durante a sessão plenária, os vereadores mirins leram suas indicações, que foram votadas, aprovadas e serão levadas pela Câmara Municipal, seguindo o rito legal, para análise do Poder Executivo. Dentre elas, foram apresentados pedidos de melhorias nos bairros, com revitalização de praças e quadras, acessibilidade, criação de cursos profissionalizantes para mães desenvolverem habilidades para o mercado de trabalho e novas UPAs. Também foram sugeridos programas de sustentabilidade nas escolas e criação do Dia Contra o Bullying e a Violência. Também houve cobrança de solução para os problemas de falta de água e luz.

Os vereadores mirins ainda citaram problemas com o transporte público, descarte irregular de lixo, saneamento básico, falta de leitos e de atendimento adequado nos hospitais e pediram a expansão dos mecanismos de prevenção às tragédias. “Aprendi que o Poder Legislativo vai muito além da criação de leis. É muito mais aberto ao público para dar sua opinião, sugestão e queixas. Eu tinha uma visão completamente diferente e, sendo uma vereadora, me senti muito mais reconhecida pelas pessoas”, conta Sophia Duarte Pessanha, aluna da Escola das Comunidades Santo Antônio e presidente mirim eleita.

“Hoje os alunos deram aula de democracia e entenderam como funciona a casa do povo. Essa é a nossa luta diária do legislativo. Estudem bastante para, em breve, estarem sentados nestas cadeiras”, disse Gil Magno. “Parabenizo a todos por tantas indicações pertinentes e interessantes. Que possam continuar se interessando pela política e que façam parte da Câmara Municipal no futuro”, aconselhou Hingo Hammes. “Parabéns para todos os pais e professores que estão criando cidadãos tão conscientes. Vamos juntos trabalhar por uma Petrópolis melhor e colocar em prática todas estas indicações”, pontuou Dr. Mauro Peralta.

Participaram da sessão os vereadores mirins Sophia Duarte Pessanha, da Escola das Comunidades Santo Antônio; Maria Júlia Braga Souza, da EM Professor Nilton Costa Pereira São Thiago; Anitha Marques Fidelis, da Escola São João Batista; Vitória de Souza Gonçalves, da Escola Américo Fernandes Ribeiro; Sophia Cristine Germano dos Santos, da Escola Santa Maria Goretti; Julia Alves Cordeiro, da EM Hildebrando de Carvalho; Rebeka Luiza Martimiano Vieira dos Santos, da Escola São Cristóvão; Maiara Maria Vieira Pereira, da EM Dr. Rubens de Castro Bomtempo; Ana Laura Nogueira Falque, da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia; Milena Santana de Souza, da EM Celina Schechner; Amanda Pereira Cabral, da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues; Emannuel Machado Caroni, do Colégio Vicentino Padre Corrêa; Ana Clara de Souza Telles, da Escola Paroquial Carlos Demiá; Rayan Guilherme Farlei de Souza, da EM Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra; e Maria Yasmin Rosalino Valério, da Escola Municipalizada Pedro Amado.

O Projeto Câmara Mirim foi criado em 2001 e passou por uma alteração, em 2013, que incluiu as escolas particulares. São realizadas duas edições por ano, havendo sempre um revezamento entre escolas públicas e particulares. É possível obter informações no setor de Projetos Especiais, pelo e-mail projetosespeciais@petropolis.rj.leg.br ou pelo telefone (24) 2291-9282.