Empresas Petro Ita e Cascatinha apresentam na Câmara plano para retomada da operação de ônibus

por Adriana Fradique publicado 06/06/2023 16h01, última modificação 06/06/2023 16h01

As empresas de ônibus Petro Ita e Cascatinha apresentaram na noite de segunda-feira (5/6) ao presidente da Comissão do Transporte Público e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes, durante audiência pública para discutir o plano de retorno do transporte público após o incêndio que destruiu 74 ônibus, o planejamento para a retomada da operação. As empresas se comprometeram a colocar em circulação, num prazo de até 90 dias, mais 30 ônibus, sendo 20 seminovos e 10 recuperados, e também a manter os empregos dos rodoviários.

No encontro, que contou com a presença dos vereadores Leonardo França (vice-presidente da Comissão do Transporte), Fred Procópio, Domingos Protetor, Júlia Casamasso, Marcelo Lessa e Dr. Mauro Peralta, a superintendente do Setranspetro, Carla Rivetti, que representou as empresas na audiência pública, reconheceu, após questionamentos dos parlamentares, que 100% da frota operacional da empresa opera de forma circular neste momento, o que dificulta o trabalho de manutenção preventiva e corretiva, mas garantiu que toda a equipe está empenhada em ampliar a frota de forma a possibilitar este planejamento e melhorar o atendimento à população o mais brevemente possível.

No plano apresentado pelas empresas Petro Ita e Cascatinha, ambas em processo de recuperação judicial, há previsão de ampliação da operação de forma escalonada, com ônibus recuperados e seminovos. Em até 30 dias mais cinco ônibus reparados voltarão a circular. Em 45 dias serão 10 ônibus seminovos, em 60 dias mais 10 (sendo metade reparados e metade seminovos) e em 90 dias outros cinco ônibus seminovos.
O planejamento se estende, ainda, por mais tempo: mais 5 ônibus recuperados deverão entrar em operação em até 120 dias e há promessa de que, até julho de 2024, as empresas vão garantir mais 20 veículos, entre novos e seminovos. Os investimentos serão feitos com recursos do Vale-Educação, com o qual o governo municipal custeia a gratuidade de estudantes – um aporte mensal de R$ 1,8 milhão mensais em todo o sistema de transporte do município (incluindo todas as empresas operantes).

Durante a audiência pública, que se estendeu por cerca de duas horas e também contou com a presença de representantes do Sindicato dos Rodoviários, da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), da Defensoria Pública e de líderes comunitários, o presidente da Comissão do Transporte Público, vereador Hingo Hammes, abriu espaço para que a população pudesse falar sobre os principais problemas que os moradores estão enfrentando. A iniciativa garantiu avanços: falhas na integração no Roseiral e no Jardim Salvador devem estar corrigidas nesta quarta-feira (7) e há previsão de reforço na oferta de ônibus Vila Felipe e no Atílio Marotti nos próximos dias.

“Convocamos a audiência pública com o objetivo de obter respostas sobre o plano de retorno. Apresentamos sugestões, discutimos os principais gargalos e recebemos informações sobre as medidas que vêm sendo adotadas. Há muitos pontos que nos preocupam e estamos verificando um a um, incluindo as informações de que vários dos ônibus que estão chegando não poderiam estar circulando, seguindo o que determina a lei municipal sobre o tempo de uso. As empresas precisam substituir estes veículos, garantindo a plena operação das linhas de maneira segura. Solicitamos atenção à CPTrans sobre esta questão e vamos seguir cobrando e fiscalizando o trabalho”, finalizou Hingo Hammes.