Diabéticos terão carteirinha para garantir direitos em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 18/03/2024 16h46, última modificação 18/03/2024 16h46
Diabéticos terão carteirinha para garantir direitos em Petrópolis

Vereador Eduardo do Blog é o autor do projeto

Eduardo do Blog também luta por um Centro de Referência ao Diabético

Pacientes diabéticos de Petrópolis poderão obter sua carteira de identificação com detalhes para o tratamento de urgência e emergência. É o que diz o Projeto de Lei, de autoria do vereador Eduardo do Blog, aprovado pela Câmara em sessão ordinária realizada na quinta-feira (14).

De acordo com o texto da PL, no documento constarão a identificação, as medicações utilizadas pelo paciente além de informações básicas como números dos documentos, do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda indicativos sobre o tipo de diabetes. Na carteira deverá constar ainda, em fonte destacada, o alerta: "Paciente diabético, em caso de emergência, informar esta condição ao médico atendente".

De acordo com o autor, o objetivo do projeto é, além de identificar o paciente, ser um facilitador em caso de necessidade de atendimento de urgência.

"Os diabéticos não dispõem de dispositivo legal de identificação, senão apenas do laudo médico pessoal, em papel, que precisam levar em todo deslocamento. Infelizmente, não é rara a ocorrência de atendimentos de urgência onde muitas vezes recebem tratamento inadequado", disse o vereador que também é diabético.
O projeto segue agora para a sanção do Executivo.

Centro de Referência para Diabéticos

Outra luta do vereador, levada pessoalmente ao Ministério da Saúde, é a criação de um Centro de Referência ao Diabético no município, o primeiro do Estado. A proposta está tramitando em Brasília.

"Nossa proposta já está nas mãos da ministra da Saúde. O objetivo do centro é facilitar o acesso a profissionais como endocrinologistas - o que é difícil na rede pública - , a medicamentos e aparelhos como medidores de glicose. Será uma lugar voltado exclusivamente aos pacientes diabéticos do município", finalizou Eduardo.