Dia Municipal de Conscientização sobre a Artrose é aprovado na Câmara

por yasmim.grijo — publicado 30/11/2022 18h40, última modificação 30/11/2022 18h49

A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (30), um Projeto de Lei de autoria do Vereador Eduardo do Blog (REP) que institui o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Artrose no Calendário Oficial do Município. A data será celebrada anualmente no dia 14 de outubro.

A artrose é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens, tecidos que protegem as articulações. Por seu desgaste, aumenta-se o atrito entre os ossos, provocando desconforto, dores, inflamações e deformações, dificultando e até impossibilitando os movimentos em cenários mais graves. “Quando a doença é associada ao envelhecimento, o problema é mais frequente nas articulações de carga, ou seja, naquelas que suportam mais peso, como pés, quadril, coluna e, principalmente joelhos”, explica o Autor.

Segundo o texto aprovado, a Campanha poderá se concretizar por palestras, seminários, workshops, rodas de conversas, campanhas educativas e mobilizações em locais estratégicos e de fácil acesso à comunidade. O Poder Executivo poderá, também, firmar convênios e parcerias com outros Órgãos Públicos, bem como com instituições e entidades privadas.

- O nosso Projeto versa sobre uma doença que não tem cura. Ainda assim, existe uma série de recursos que podem beneficiar os pacientes. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para retardar a progressão da doença e garantir melhor qualidade de vida, além de contribuir para evitar ou adiar a colocação de próteses-, finaliza Eduardo.

O Projeto segue para a análise pelo Poder Executivo.