Dia Municipal de Conscientização da Mielomeningocele é aprovado na Câmara Municipal

por juliana.fernandes — publicado 16/08/2022 18h57, última modificação 16/08/2022 18h57

O projeto é do vereador Marcelo Lessa.

O Dia Municipal de Conscientização da Mielomeningocele foi aprovado na tarde desta terça-feira (16), na Câmara Municipal. O projeto de lei, de autoria do vereador Marcelo Lessa (SD), prevê o dia 25 de outubro como data oficial para a realização de atividades de conscientização junto à população a respeito da Mielomeningocele.

- O objetivo é reconhecer todos os esforços dos profissionais especializados, no intuito de viabilizar o devido tratamento e atendimento aos portadores de mielomeningocele, com foco em melhor qualidade de vida, por meio de atividades multidisciplinares de medicina, fisioterapia, psicologia e sempre promovendo a inclusão social -, destaca Lessa.

A mielomeningocele - também conhecida por espinha bífida - é uma patologia congênita e costuma ocorrer por volta da terceira semana de formação do feto, muitas vezes quando a mulher ainda nem sabe que está grávida. “Há diversos casos de Mielomeningocele e é importante que o diagnóstico seja precoce, para que o tratamento se inicie ainda no período de gestação”, pontua o vereador.

Mielomeningocele é o nome dado a uma falha no fechamento do tubo neural – estrutura que origina a medula e o cérebro no embrião. Essa falha faz com que a medula, as raízes nervosas e as meninges do bebê fiquem expostas. Na maioria dos casos, a doença vem acompanhada de outras patologias, podendo levar a criança a ter déficit de aprendizado, dificuldade ou impossibilidade de caminhar e ainda incontinência urinária.

O projeto segue para apreciação do Executivo Municipal.