Dezessete estudantes participam da 34ª edição do projeto Câmara Mirim

por Adriana Fradique publicado 27/09/2023 18h35, última modificação 27/09/2023 18h33
Dezessete estudantes participam da 34ª edição do projeto Câmara Mirim

Vereadores-mirins realizam sessão no plenário da Câmara

Dezessete crianças e adolescentes de seis escolas da cidade participaram, nesta terça-feira, da 34ª edição do projeto Câmara Mirim. A iniciativa tem como objetivo aproximar a Câmara Municipal da população, oferecendo a estudantes a oportunidade de vivenciarem um dia como legisladores. Os alunos foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Júnior Coruja, e participaram de uma sessão plenária, com eleição da Mesa Diretora, posse, confirmação de presença, apresentação e defesa de indicações e votação.

Presidente da Câmara, o vereador Júnior Coruja destacou a importância da iniciativa. “O Câmara Mirim proporciona momentos muito especiais tanto para os estudantes quanto para nós, da Câmara, incluindo vereadores e funcionários. É uma troca importante e necessária. Ver o interesse deles pelos problemas das suas comunidades e da cidade, em geral, mostra que estamos no caminho certo, trabalhando pela formação cidadã dessa garotada. É importante que estudem e que estejam conscientes de seu papel na sociedade”, lembrou.

Os vereadores Domingos Protetor, Fred Procópio, Hingo Hammes e Júlia Casamasso também acompanharam de perto a sessão e frisaram a alegria em ver o engajamento das escolas e a participação das crianças. Durante a sessão, os vereadores mirins defenderam e votaram suas indicações, que incluíam pedidos de ações nas áreas de defesa civil, educação e lazer, infraestrutura, emprego, inclusão social e saúde, entre outras. Todas foram aprovadas e serão levadas pela Câmara, seguindo o rito legal, para análise do Poder Executivo.

Os trabalhos desta 34ª edição do projeto Câmara Mirim foram conduzidos pelo presidente Pietro Serrano Dias (Colégio Apogeu / São Tomás), ao lado da 1ª vice-presidente, Bruna Silva Simão de Vasconcellos (Instituto Metodista de Petrópolis); da 2ª vice-presidente, Fernanda Schmitt de Azevedo (Colégio Apogeu / São Tomás); da 1ª secretária, Lara Van Kuyk (Colégio Apogeu / São Tomás); e do 2º secretário Leo Stenner (Colégio Vicentino Santa Isabel).

Também participaram da sessão os vereadores mirins Luiza Lucas Machado e Nina Leipner Lima Carneiro, do Colégio Vicentino Santa Isabel; Rebeca Stumpf Justino, Maria Alice Granatto de Carvalho e Bianca Machado de Sá, do Cepec; Rafaely Giovana dos Santos Batista e Sara Mayworm Vieira, do IPAC; Anna Simas Brega e Vivian Telles Ventura Barillo Fernandes, do Instituto Metodista de Petrópolis; e Yasmin Victória Lopes Cassim, Gabriel Costa Viegas de Barros e Nathália Montenegro Clavery, do Colégio Montês.

Para Pietro Serrano Dias, que foi o presidente da sessão, o dia foi inesquecível. “Hoje realizei parte do meu sonho. Eu, nunca tinha entrado na Câmara Municipal e foi muito bom poder compartilhar minha ideia e mostrar a importância da educação política para outras pessoas”, afirmou ele, que sonha, um dia, se candidatar a uma cadeira de vereador. Pai de Pietro, Fernando Dias parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa. “É um projeto fantástico, que começa a forjar nas nossas crianças e jovens a consciência política que é tão necessária. O futuro pertence a eles”, frisou.

O Projeto Câmara Mirim foi criado em 2001 e passou por uma alteração, em 2013, que incluiu as escolas particulares. São realizadas duas edições por ano, havendo sempre um revezamento entre escolas públicas e particulares. É possível obter informações no setor de Projetos Especiais, pelo e-mail projetosespeciais@petropolis.rj.leg.br ou pelo telefone (24) 2291-9282.