Cultura Hip Hop é declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis

por yasmim.grijo — publicado 21/12/2022 18h17, última modificação 21/12/2022 18h17

A Cultura Hip Hop e suas expressões artísticas e culturais como breaking, graffiti, rap, MC e DJ foram oficialmente declaradas Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis. O Projeto de Lei (6471/2022) do vereador Yuri que garantiu o reconhecimento foi aprovado na última semana na Câmara Municipal, abrindo caminho para ações do poder público de fomento às manifestações culturais, especialmente as rodas culturais. Hoje, Petrópolis tem eventos de hip hop realizados periodicamente na Praça Visconde de Mauá.

Yuri Moura destacou a importância da iniciativa. “O hip hop é uma expressão cultural e artística popular fundamental. A cultura de rua precisa ser valorizada. É ferramenta eficaz de cidadania cultural, resistência, entretenimento e sociabilidade”, destacou o parlamentar, lembrando que o projeto mostra a importância do movimento na cidade. “O hip hop dá voz a quem muitas vezes não é ouvido. Dá espaço. Dá oportunidades', frisou.

Logo após a aprovação do Projeto de Lei, o vereador prestou homenagens aos cofundadores da Nação Hip Hop Petrópolis, Marcelo Moraes da Silva Junior, conhecido como Marcelo DurangoKid (Marcelo DK), e Lucas Henrique dos Santos Sixel, o Caslu. “A Nação Hip Hop Petrópolis é responsável por projetos importantes como a ‘Roda do CDC’, o ‘Roda Viva’ e o ‘Festival de Cultura Urbana de Petrópolis’, que são símbolos de resistência cultural no município”, lembrou o parlamentar.

O projeto, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.