Comissão Especial na Câmara para tratar dos serviços de coleta, transbordo e destinação final do lixo fará análise de documentos de 2017 a 2023

por juliana.fernandes — publicado 25/09/2023 15h05, última modificação 25/09/2023 16h02

Criada por iniciativa do vereador Octavio Sampaio, a Comissão Especial da Câmara Municipal que vai tratar da coleta de lixo urbano, transbordo e destinação final dos resíduos foi instaurada em reunião nesta segunda-feira (25). No encontro, que também contou com a participação dos vereadores Dr. Mauro Peralta, Fred Procópio, Hingo Hammes e Domingos Protetor, foram definidos os primeiros passos do trabalho: nesta etapa serão ao menos 20 requerimentos de informações sobre os serviços, a serem encaminhados ainda nesta semana ao governo municipal. Para garantir uma análise detalhada das ações e dos contratos, os questionamentos abrangerão o período de 2017 a 2023.

A comissão, que é presidida pelo vereador Octavio Sampaio, também tem como integrantes os vereadores Dr. Mauro Peralta (relator), Fred Procópio (relator adjunto), Gil Magno e Júlia Casamasso. Octavio Sampaio explicou que o trabalho deverá garantir esclarecimentos sobre os serviços, cujos últimos contratos, emergenciais, vêm sendo questionados pelo Tribunal de Contas e também pela Justiça. “Estamos falando de um serviço que é essencial à população. Vamos levantar toda a documentação, entender como o serviço vinha sendo prestado e como está sendo feito agora”, detalhou o presidente da comissão, informando, ainda, que a ata da reunião desta segunda-feira será encaminhada à 4ª Vara Cível, que tem agendada, nesta semana, reunião para discutir o tema.

A ideia é juntar todas as informações já levantadas pelo Tribunal de Contas e também pelo Judiciário, detalhando e complementando com os dados que serão coletados pela Comissão Especial da Câmara. O trabalho da comissão poderá se estender por 180 dias e o relatório final também será entregue às demais autoridades que acompanham a questão.