Comissão especial defende retomada do Comitê Gestor do Parque Municipal e busca informações sobre Bauernfest
A Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização sobre Eventos iniciou nesta semana seus trabalhos na Câmara Municipal de Petrópolis. O grupo de vereadores está reunindo informações sobre a organização dos eventos realizados no município e irá encaminhar ofício ao Poder Executivo solicitando a retomada do Comitê Gestor do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava. A Comissão também encaminhará questionamentos à Prefeitura sobre a estruturação da Bauernfest, principal evento do calendário anual da cidade, previsto para começar no próximo dia 27.
O presidente da Comissão, vereador Thiago Damaceno, explicou que três ofícios iniciais serão enviados à Prefeitura: o primeiro apresentando formalmente a Comissão ao Executivo; o segundo solicitando dados sobre a estrutura e os critérios de definição do calendário oficial de eventos; e o terceiro tratando especificamente da organização da Bauernfest e da situação do Comitê Gestor do Parque Municipal. Segundo o parlamentar, o objetivo é reunir informações para contribuir com a qualificação da política pública voltada para o setor.
A Comissão também defende a reativação do Comitê Gestor do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, considerado uma instância importante para a análise e deliberação sobre os eventos realizados no local. O vereador Gil Magno destacou a importância do fórum, que reúne representantes do governo e da sociedade civil, como instrumento de controle, transparência e diálogo. “Com este espaço de participação funcionando, temos maior garantia de que os eventos sejam realizados com qualidade e segurança”, afirmou.
Sobre a Bauernfest, os parlamentares buscam informações detalhadas sobre os procedimentos administrativos e operacionais relacionados à preparação da festa. O vereador Thiago Damaceno ressaltou que a Comissão pretende compreender como estão sendo conduzidas as licitações das barracas, os esquemas de trânsito, o atendimento de saúde durante o evento, entre outros pontos relevantes, com o intuito de colaborar e acompanhar de forma propositiva.
Outro tema debatido pela Comissão foi a necessidade de maior clareza sobre os trâmites necessários para a realização de eventos na cidade. O vereador Wesley Barreto propôs a criação de um fluxo orientativo com etapas e instruções práticas para quem deseja promover eventos. “Muitas pessoas nos procuram em busca de informações e enfrentam dificuldades diante da complexidade dos procedimentos. Com um passo-a-passo claro, podemos agilizar os processos e facilitar a vida de quem quer investir em eventos em Petrópolis”, defendeu.
A formação da Comissão foi destacada pelo vereador Carlos Alberto, que enfatizou a importância do trabalho conjunto entre o Legislativo e os diversos setores da cidade. “Estamos comprometidos em participar ativamente e fiscalizar para garantir que os eventos em Petrópolis sejam organizados com responsabilidade e eficiência”, concluiu.