Comissão Especial de Assistência Social e Moradia faz primeira reunião de trabalho

por juliana.fernandes — publicado 04/03/2022 16h55, última modificação 04/03/2022 17h04

A comissão foi oficialmente instalada nesta quinta-feira, dia 3

O vereador Yuri Moura instalou oficialmente, nesta quinta-feira (3/3), a Comissão Especial de Assistência Social e Moradia, criada para acompanhar e fiscalizar as ações do governo municipal em função das chuvas. Durante a reunião, que teve a participação também do vereador Marcelo Chitão (PL) e de representantes dos demais integrantes da comissão - Domingos Protetor, Junior Coruja e Eduardo do Blog - o grupo citou preocupação com o atendimento de desabrigados e desalojados, especialmente no que diz respeito às famílias que precisam do aluguel social.

A necessidade de mais agilidade para a elaboração e entrega de laudos da Defesa Civil e a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de áreas atingidas pelo temporal também esteve em pauta. “Temos que ter responsabilidade. Este é um momento delicado, em que boa parte da população está extremamente vulnerável. Foram muitas as perdas. As pessoas estão enfrentando a dor em função da perda de amigos e familiares e, muitas, também de suas casas. Temos que trabalhar para fazer com que os serviços públicos tenham resultado efetivo, minimizando, dentro do que é possível, o sofrimento destas pessoas”, lembrou o vereador.

A comissão está requerendo oficialmente à Prefeitura informações detalhadas sobre o acompanhamento das famílias atingidas, incluindo desabrigados e desalojados, o cadastro destas no Aluguel Social e também esclarecimentos sobre os trâmites para inclusão em benefícios oferecidos nas diferentes esferas governamentais. “Temos que propor ao município formas de conter a especulação imobiliária, que nos preocupa muito. Não é possível que os preços dos imóveis subam neste momento, em que tantas famílias precisam”, criticou Yuri Moura.

Marcelo Chitão destacou a necessidade de transparência nas ações do governo municipal e agilidade nas respostas às famílias. “Estamos requerendo os dados oficialmente, acompanhando de perto os trabalhos do município. Nosso objetivo é fazer com que os serviços efetivamente atendam as demandas da população e os recursos sejam corretamente destinados. Esta foi a maior tragédia já sofrida pela cidade. Precisamos trabalhar para garantir que as medidas necessárias neste momento sejam executadas”, afirmou.

A comissão vai trabalhar na checagem de informações e documentos, cobrando medidas efetivas ao Poder Executivo para garantir o atendimento e o acompanhamento das famílias afetadas pelo temporal, e também no que se refere à questão da moradia na cidade.