Comissão Especial da Câmara que apura ações e contratos de coleta de lixo urbano, transbordo e destinação final dos resíduos fará diligências in loco para verificar serviços

por juliana.fernandes — publicado 06/10/2023 14h04, última modificação 06/10/2023 14h04

A Comissão Especial criada na Câmara Municipal para tratar de questões relacionadas aos serviços de coleta de lixo urbano, transbordo e destinação final dos resíduos aprovou, em reunião na última quarta-feira (4), a realização de diligências para apurar, in loco, como os serviços vêm sendo realizados. Durante o encontro, que contou com a participação dos vereadores Octávio Sampaio (presidente) Dr. Mauro Peralta (relator) e Fred Procópio (relator adjunto), os parlamentares verificaram o andamento dos trabalhos e discutiram os próximos passos.

Na última semana o presidente da Comissão, vereador Octávio Sampaio, encaminhou quase 20 questionamentos ao governo municipal. Para garantir uma análise detalhada das ações e dos contratos, os questionamentos abrangem o período de 2017 a 2023. O prazo para resposta, legalmente, é de até 30 dias. O trabalho deverá garantir esclarecimentos sobre os serviços, cujos últimos contratos, emergenciais, vêm sendo questionados pelo Tribunal de Contas e também pela Justiça.

“Já fizemos vários questionamentos e, antes mesmo que as respostas cheguem, vamos às ruas verificar a situação”, afirmou o presidente da comissão. A ideia é juntar todas as informações já levantadas pelo Tribunal de Contas e também pelo Judiciário, detalhando e complementando com os dados que serão coletados pela Comissão Especial da Câmara. O trabalho da comissão poderá se estender por 180 dias e o relatório final também será entregue às demais autoridades que acompanham a questão.